Blog

À medida que envelhecemos, há diminuição do ácido hialurônico no organismo. Consequentemente a pele perde a elasticidade, o viço e o brilho. 

O skinbooster é aplicado na derme, uma camada mais profunda da pele que o creme não consegue atingir. Ele é composto por diferentes tipos de ácido hialurônico, que estimulam a absorção de água. Ele melhora a qualidade da pele através de sua ação de hidratação profunda. Com isso tem-se uma pele mais nutrida, iluminada, elástica e jovial. 

O preenchimento facial com ácido hialurônico contém essa substância em outra concentração. O objetivo é dar volume a região facial. Pode ser aplicado, por exemplo, nos lábios, sulco nasolabial “bigode chinês”, contorno da mandíbula, maçã do rosto, etc. 

Dra.Fátima Martinho

Harmonização Orofacial (São Paulo, Estados Unidos)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP - Bauru) 

Oclusão Funcional pela Filosofia FACE (Chile)

O plasma rico em plaquetas (PRP) ou plasma rico em fibrina (PRF) são procedimentos realizados com o próprio sangue do paciente. Ele passa por um processo específico e é injetado na região facial necessitada. 

A replicação das plaquetas ativam fatores de crescimento celular que estimulam a produção de colágeno. Os resultados são uma hidratação profunda, pele mais sedosa e macia, menor flacidez e portanto um rejuvenescimento da área aplicada.

Como é um procedimento com material do próprio paciente, não apresenta riscos de rejeição ou reação imune.

É uma técnica com excelentes resultados. 

Dra.Fátima Martinho

Harmonização Orofacial (São Paulo, Estados Unidos)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP - Bauru) 

Oclusão Funcional pela Filosofia FACE (Chile)

Um distúrbio de sono que afeta cerca de 32,8% da população é a Apneia do Sono ou SAHOS (Síndrome da Apnéia/Hipopnéia Obstrutiva do Sono). Nessa condição há episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono. A conseqüência disso é a redução ou a interrupção completa (apnéia) do fluxo de ar. 

Sintomas relatados pelo paciente ou acompanhante incluem ronco, parada respiratória durante o sono, sonolência diurna, cansaço, dor de cabeça, diminuição da concentração, prejuízos de memória, irritabilidade, humor depressivo e possivelmente disfunção sexual. Se não tratada, há maior risco de desenvolver hipertensão arterial, arritmias cardíacas durante o sono, infarto do miocárdio, AVC, distúrbios cognitivos e maior risco de acidentes. 

O tratamento é individualizado. Aparelhos intra-orais podem ser usados na SAHOS de grau leve ou no ronco. São usados durante o sono e posicionam a mandíbula mais para a frente, possibilitando uma maior passagem do ar. No entanto,...

Skinbooster é um procedimento que utiliza o ácido hialurônico nas camadas mais profundas da pele.

O ácido hialurônico atrai moléculas de água e promove, portanto, uma hidratação profunda à pele. 

O resultado é uma aparência mais nutrida, iluminada e jovial. 

A duração do tratamento depende da condição da pele e dos hábitos de saúde do paciente. Para manter a pele com todas as características que o skinbooster pode oferecer deve-se reaplicá-lo quando necessário. 

Dra.Fátima Martinho

Harmonização Orofacial (São Paulo, Estados Unidos)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP - Bauru) 

Oclusão Funcional pela Filosofia FACE (Chile)

A articulação temporomandibular (ATM) pode sofrer inflamação, assim como os músculos adjacentes. Estudos viram que a presença de citocinas inflamatórias estavam presente em pacientes com acúmulo de líquido nessa região. Esse acúmulo de líquido gera várias queixas, como dor, travamento, entre outros. Isso pode ser visto durante exame clínico e com apoio de exames complementares como a ressonância magnética (RM). Na imagem abaixo, temos uma RM marcada com alterações inflamatórias. 

A inflamação pode ser causada por uma série de fatores. São alguns exemplos: trauma compressivo da ATM, abertura bucal prolongada, sobrecarga de hábitos parafuncionais (como o apartamento), infecção viral e doenças sistêmicas como a artrite reumatóide.

O problema do acúmulo de substâncias inflamatórias é que elas interferem na homeostase e na defesa imunológica, além de piorarem o prognóstico da disfunção temporamandibular (DTM).

Dra.Fátima Martinho

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP-Bauru)

Ocl...

O sulcos nasogenianos ou bigode chinês consiste em linhas da parte lateral do nariz às extremidades da boca, lembrando o formato do bigode dos chineses. 

Faz parte do processo de envelhecimento do corpo humano e pode estar presente tanto nos homens quanto em mulheres. Seu surgimento é relacionado com alguns fatores como a perda de elasticidade da pele do rosto. 

Um dos tratamentos disponíveis é o preenchimento facial com ácido hialurônico. Ele fornece volume e corrige depressões e imperfeições nessa região. É um procedimento rápido, realizado no consultório e eficaz. 

Dra.Fátima Martinho

Harmonização Orofacial (SP, EUA)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI)

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP-Bauru)

Oclusão Funcional Filosofia FACE (Chile)

Quando há alguma disfunção na Articulação Temporomandibular (ATM), o paciente pode apresentar estalos ou crepitações durante a fala ou mastigação, dores na região da cabeça e pescoço, zumbido no ouvido, dificuldade para abrir ou fechar a boca e até mesmo o mandíbula travada. 

Alguns fatores podem causar DTM, como hábitos parafuncionais, stress e condições hereditárias. A causa mais comum da DTM é muscular, 60% dos casos, fatores articulares representam 20% e 20% é de causa mista. 

Os tratamentos disponíveis incluem tratamento ortodôntico, cirurgia, laser e aplicação da Toxina Botulínica (ex: Botox®). 

Dra.Fátima Martinho

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP-Bauru)

Oclusão Funcional Filosofia FACE (Chile)

Harmonização Orofacial (SP, EUA)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI)

As rugas surgem por meio de uma combinação de fatores do organismo com elementos do meio ambiente. Com o envelhecimento, há diminuição de colágeno e ácido hialurônico, fazendo com que a pele perca em elasticidade e plasticidade. Além disso, a contração dos músculos faciais com o tempo gera vincos nessas regiões. A pessoa faz essa contração sem perceber, por exemplo, ao franzir a testa quando se expressa. O mesmo acontece ao redor dos olhos, resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos para enxergar.

Hábitos como exposição solar sem proteção, estresse, má alimentação, poluição, fumo, excesso de álcool e dormir mal influenciam também. 

A toxina botulínica é uma opção terapêutica, pois reduz a contração muscular, melhorando principalmente as rugas dinâmicas. Sua ação dura de 4 a 6 meses. Quando acaba o efeito da toxina botulínica, a musculatura volta a se contrair normalmente, voltando a ter a aparência de antes.

O benefício da toxina botulínica se dá de duas maneiras: 

1 - De form...

Alguns hábitos do dia-a-dia são muito prejudiciais ao dentes. Eles podem danificar e até mesmo quebrá-los. Selecionamos alguns exemplos de ações que devem ser evitadas para garantir a integridade dos seus dentes.

Usar palito: O palito pode comprimir a papila gengival e causar retração óssea e gengival.

Morder tampa de caneta: isso pode desgastar os dentes, causar distúrbios articulares, além de gerar dores faciais e auriculares.

Abrir garrafas com os dentes: os dentes podem sofrer fraturas graves.

Roer as unhas: isso pode gerar infecções, já que há um grande acúmulo de resíduos e bactérias nas unhas.

Praticar esporte de contato sem protetor bucal: o trauma em uma arcada que não está protegida leva a fraturas e danos à raiz dos dentes.

Para que seus dentes fiquem fortes e bonitos, evite esses hábitos. Além disso, é importante uma boa escovação e ter acompanhamento regularmente. 

Dra.Fátima Martinho

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP-Bauru)

Oclusão Funcional Fi...

O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no corpo humano. A medida que envelhecemos sua produção diminui. Por isso, há o surgimento de rugas, sulcos e depressões, retração gengival e perda de tecido ósseo.

As aplicações de ácido hialurônico minimizam as rugas e sulcos, corrigem assimetrias faciais e restauram seu volume, com o objetivo de harmonizar a face. Ele é absorvido pelo organismo em um período variável, que dura em média um ano. É necessário reaplicações para manter os resultados desejados.

Destaco algumas funções do preenchimento com ácido hialurônico:

Biomodelação labial: é realizado para corrigir a perda de volume nos lábios e restaurar seu contorno. Com isso o lábio fica mais delineado e volumoso. 

Atenuação de rugas e sulcos: o preenchimento promove uma maior hidratação da área e uma diminuição da profundidade dos sulcos, promovendo consequentemente um rejuvenescimento facial. É aplicado por exemplo no “bigode chinês” (sulco nasogeaniano), “rugas de marionete”...

Please reload

Destaques

PRP e PRF: Você conhece?

01/06/2020

1/7
Please reload

Temas
Please reload

Redes sociais
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Ed. Millennium Center - Medical Tower

Av.Djalma Batista 1661, sl 107/108

Manaus - AM 

(92) 3659-3356

  • Facebook
  • Instagram