Rugas…por quê? Como melhorar?
As rugas surgem por meio de uma combinação de fatores do organismo com elementos do meio ambiente. Com o envelhecimento, há diminuição de colágeno e ácido hialurônico, fazendo com que a pele perca em elasticidade e plasticidade. Além disso, a contração dos músculos faciais com o tempo gera vincos nessas regiões. A pessoa faz essa contração sem perceber, por exemplo, ao franzir a testa quando se expressa. O mesmo acontece ao redor dos olhos, resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos para enxergar.
Hábitos como exposição solar sem proteção, estresse, má alimentação, poluição, fumo, excesso de álcool e dormir mal influenciam também.
A toxina botulínica é uma opção terapêutica, pois reduz a contração muscular, melhorando principalmente as rugas dinâmicas. Sua ação dura de 4 a 6 meses. Quando acaba o efeito da toxina botulínica, a musculatura volta a se contrair normalmente, voltando a ter a aparência de antes.
O benefício da toxina botulínica se dá de duas maneiras:
1 - De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada, não haverá a formação de novas rugas pela movimentação muscular na área aplicada.
2 - De forma reparativa: como ela tira a tensão da musculatura, as rugas causadas por esses músculos são amenizadas.
Já o ácido hialurônico como preenchedor é utilizado para suavizar rugas profundas, fornecer volume e melhorar o contorno dos lábios e da face. Seu resultado é mais natural que outros preenchedores, pois é uma substância já presente no organismo. Sua duração é ao redor de um ano.
Dra.Fátima Martinho
Harmonização Orofacial (SP, EUA)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP-Bauru)
Oclusão Funcional Filosofia FACE (Chile)