top of page

Blog

Como melhorar o seu sono?

Um distúrbio de sono que afeta cerca de 32,8% da população é a Apneia do Sono ou SAHOS (Síndrome da Apnéia/Hipopnéia Obstrutiva do Sono). Nessa condição há episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono. A conseqüência disso é a redução ou a interrupção completa (apnéia) do fluxo de ar.


Sintomas relatados pelo paciente ou acompanhante incluem ronco, parada respiratória durante o sono, sonolência diurna, cansaço, dor de cabeça, diminuição da concentração, prejuízos de memória, irritabilidade, humor depressivo e possivelmente disfunção sexual. Se não tratada, há maior risco de desenvolver hipertensão arterial, arritmias cardíacas durante o sono, infarto do miocárdio, AVC, distúrbios cognitivos e maior risco de acidentes.


O tratamento é individualizado. Aparelhos intra-orais podem ser usados na SAHOS de grau leve ou no ronco. São usados durante o sono e posicionam a mandíbula mais para a frente, possibilitando uma maior passagem do ar. No entanto, não é todo paciente que se encaixa para uso de tais dispositivos, não sendo recomendado, por exemplo, para pacientes com distúrbio da ATM (articulação temporo-mandiular) grave. As cirurgias constituem uma opção para eliminar fatores anatômicos que causam a SAHOS. Uma delas é a cirurgia ortognática.

O dentista, que é um profissional capacitado para analisar a anatomia e fisiologia dos ossos da face, assim como sua relação, irá verificar por meio de uma série de exames se há benefício em utilizar aparelhos intra-orais ou cirurgia ortognática. Quem faz o aparelho ortodôntico e prepara para a cirurgia ortognática é o ortodontista. Para maiores informações sobre esse tema, entre na aba tratamentos em nosso site ou marque sua consulta conosco.

Dra.Fátima Martinho

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP-Bauru)

Oclusão Funcional Filosofia FACE (Chile)

Harmonização Orofacial (SP, EUA)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI)

Featured Posts
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
bottom of page