top of page

Blog

A boca é a janela para o corpo

Essa frase do Dr.Stuart Froum é a pura verdade! Manifestações orais podem dar uma dica a respeito de doenças sistêmicas que você possa ter. Eis alguns exemplos:

Anemia: o paciente costuma ter uma gengiva com coloração mais esbranquiçada.

Deficiência vitamínica: as manifestações podem ser queilite angular, aumento e vermelhidão na mucosa oral, gengivites e sangramentos.

Estresse: esse vilão age também na boca. O aumento do cortisol é um fator que contribui para a diminuição da imunidade. Isso aumenta a chance de ter mais gengivite. A gengivite também pode ser causada por outros fatores como o tabagismo, má higiene oral, dentes desalinhados, entre outros.

Diabetes: pessoas com diabetes tem mais chance de apresentar abscessos dentários ou gengivais.

Doenças auto-imunes: existem muitas doenças com caráter auto-imune. Iremos pontuar algumas que levam a lesões orais. Lúpus eritematoso sistêmico pode dar úlceras orais, já o líquen plano provoca placas e doença de Behçet aftas de repetição.

Síndrome de Sjogren e uso de alguns fármacos: há uma menor produção de saliva, o que aumenta o risco de desenvolver cáries e problemas gengivais.

Leucemia: a leucemia mieloide aguda pode causar hiperplasia gengival e sangramentos.

Saturnismo: geralmente em pessoas que trabalham com baterias e algumas tintas com alto teor de chumbo. Elas apresentam uma coloração mais azulada, como uma faixa, em região gengival, próxima aos dentes.

Hipotireoidismo: as alterações bucais são mais comuns em portadores da forma congênita. Podem ser encontrados mordida aberta, diastemas, prognatismo maxilar, entre outros. O aparelho ortodôntico é utilizado nesses casos. Para ver fotos de alguns desses sinais, entre na aba de tratamentos - ortodontia e ortopedia facial, no nosso site.

Compilamos aqui alguns exemplos, mas existem muitos outros. Faça acompanhamento regular com seu dentista.

Dra.Fátima Martinho

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (USP-Bauru)

Oclusão Funcional Filosofia FACE (Chile)

Harmonização Orofacial (SP, EUA)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI)

Featured Posts
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
bottom of page